Os festejos do Rio Vermelho, que acontecem na próxima quinta-feira (2), irão contar com cerca de mil policiais e bombeiros. Além dos reforços no policiamento, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também empregará câmeras de Reconhecimento Facial e vai monitorar o evento através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) atuará com aproximadamente 700 profissionais, divididos em postos de serviço, nove postos elevados de observação e patrulhas, espalhados por diferentes pontos do circuito.
Além das viaturas de duas e quatro rodas, a PM-BA também irá dispor de Bases Móveis e de três Portais de Abordagem equipados com detectores de metais.
O policiamento será executado por profissionais dos Esquadrões Águia e de Polícia Montada, dos Batalhões de Choque, Especializado de Policiamento Turístico (Beptur) e de Guardas (BG), das Operações Apolo e Gêmeos, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
Polícia Civil
A Polícia Civil contará com cerca de 50 profissionais distribuídos na Delegacia Especial de Área (DEA) e na 7ª Delegacia Territorial (DT/ Rio Vermelho).
A Central de Flagrantes Online, ferramenta que permite o registro de ocorrências de forma remota, também é outro recurso disponibilizado para atender os participantes do evento.
A nova ferramenta vai acelerar o atendimento em caso de alta demanda, na 7ª DT e na DEA.
DPT e Bombeiros
Na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na Avenida Centenário, peritos criminais, médicos, odonto, técnicos e servidores administrativos estarão de plantão recepcionando demandas do evento.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) vai empregar cerca de 118 profissionais dos 1° e 3° Grupamentos de Bombeiros Militar, do 12° GBM (Salvar) e do 13°GBM (Gmar).
Os militares também permanecerão de prontidão para intervenções em possíveis ocorrências fora da área da festa.