Nesta terça (3) e quarta (4) acontecem duas audiências públicas com a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial na Câmara dos Deputados para discutir o fim da escala 6×1.
A proposta é apresentada pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do ativista e vereador eleito pelo Rio de Janeiro, Rick Azevedo, visa o fim da jornada de trabalho 6×1 (uma folga a cada seis dias de trabalho) e implementar “alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares”, como diz a petição pública.
O debate será realizado a pedido da deputada Erika Hilton (PSOL). “É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, sendo a escala de trabalho 6×1 uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores”, afirma Erika.
“A carga horária imposta por essa escala afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, argumenta
Segundo a Revista Fórum, a primeira audiência ocorreu na Comissão de Finanças e Tributação às 14h desta terça-feira (3). Entre os convidados, estão Marco Antonio Ferreira Costa, coordenador-geral de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Roberto Lopes, advogado da Diretoria Jurídica e Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, superintendente de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Valeir Ertle, secretário nacional de Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores Nacional; Mariel Angeli Lppes, supervisora do Escritório Regional do Distrito Federal do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que aparecem como confirmados. A lista completa pode ser acessada por meio deste link.