O relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta segunda-feira (6), informou a ocorrência de 118 tiroteios em Salvador e na Região Metropolitana durante o mês de fevereiro. Ainda conforme os dados do instituto, 79 pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas durante as ocorrências. Em janeiro, os dados registraram 109 tiroteios, com 72 mortos e 12 feridos.
Entre as motivações dos tiroteios, 37 envolveram ações e operações policiais e 31 estiveram relacionadas a disputas entre facções. Apenas na capital baiana, o instituto contabilizou 92 tiroteios, com 59 mortos e 17 feridos.
Os dados do Instituto Fogo Cruzado indicaram ainda um aumento no número de pessoas mortas em disputas, desde os primeiros registros do órgão, em julho de 2022.
Até o mês anterior, os dados apontavam para o maior registro de pessoas mortas, com 46 ocorrências. Em fevereiro, 48 pessoas foram mortas e 10 ficaram feridas em meio a disputas.
O Instituto Fogo Cruzado produz dados abertos e colaborativos sobre violência armada por meio do uso da tecnologia e utilização de metodologia própria para a produção de indicadores sobre a violência em Salvador, Recife e Rio de Janeiro.