Uma denúncia gravíssima foi protocolada na Justiça Eleitoral de Candeias nos últimos dias, em relação a fraude à cota de gênero.
De acordo com a denúncia, os partidos PL e Solidariedade lançaram três candidaturas fictícias, para cumprir os 30% como determina a legislação eleitoral.
Ainda de acordo com a denúncia, o PL lançou duas candidatas a vereadora ‘laranjas’, Elenice dos Reis dos Santos e Alana Vitória dos Santos, com 1 e 8 votos, respectivamente, sendo que não fizeram campanha nas redes sociais e tiveram movimentação financeira na prestação de contas irrelevante.
No Solidariedade, a candidata Rebeca Silva obteve 5 votos, também não fez campanha nas redes sociais, e seus pais fizeram campanha para outra candidata.
A Juíza Eleitoral publicou um despacho dando ciência ao Ministério Público e determinando a notificação a todos envolvidos no laranjal.
Segundo informações obtidas pelo Burburinhos News, diversas provas robustas foram apresentadas à Justiça Eleitoral e outras serão apresentadas na Instrução Processual.
Os partidos elegeram cada um dois vereadores: PL (Davi Moura e Joazi Maia) e SD (Diego Maia e Cássio Vinícius). Caso seja confirmado o laranjal, os quatros vereadores eleitos podem ter os mandatos cassados.