O governo federal anunciou a liberação de R$ 100 milhões para ações do Ibama e do ICMBio no combate aos incêndios no Pantanal, que está em situação de emergência. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, destacou a importância dos recursos para salvar “a maior planície alagável do mundo”.
Devido ao aumento dos focos de incêndio, o governo acionou uma sala de situação para definir medidas urgentes, incluindo o envio de brigadistas e agentes da Força Nacional. Na sexta-feira (28), as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Planejamento, Simone Tebet, junto com o ministro da Integração, Waldez Góes, visitarão Corumbá (MS) para avaliar a situação e coordenar ações.
Marina Silva afirmou que “esta é uma das piores situações já vistas no Pantanal”. O Ministério da Defesa fornecerá seis helicópteros, duas aeronaves e embarcações para apoiar as operações. O governo também considera a implantação de uma base avançada na Transpantaneira para facilitar a logística.
Os incêndios no Pantanal, que já queimaram 627 mil hectares este ano, foram exacerbados pela seca extrema e alta acumulação de material combustível. A maioria dos incêndios ocorre em propriedades particulares no Mato Grosso do Sul.