Faltando poucos dias para o início da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o governo federal tem articulado estratégias para reduzir os impactos da medida e incentivar as exportações. Na segunda-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou um plano de contingência voltado às empresas afetadas, e o presidente Lula sancionou o projeto que cria o Programa Acredita Exportação.
O Acredita Exportação tem como foco ampliar a presença de micro e pequenas empresas brasileiras no mercado internacional. A iniciativa prevê a devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação. A partir de 1º de agosto, essas empresas poderão receber até 3% de sua receita com vendas externas, seja por meio de compensação tributária ou ressarcimento direto.
Já o plano de contingência foi desenvolvido pelos ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; e pela Casa Civil. O documento, que ainda está sob análise do presidente Lula, apresenta cenários possíveis, medidas de mitigação e ações específicas para os setores que serão mais afetados pelas tarifas.