Está aberta as inscrições para o curso gratuito de defesa pessoal para mulheres, oferecido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador. A ação começa nesta terça-feira (11) e vai até o dia 22 de março (sábado), das 13h às 17h, na base da GCM, localizada na Avenida General San Martin.
São 40 vagas disponíveis, voltado para mulheres que querem aprender a lidar com situações de violência, a parit dos 18 anos. Menores de idade podem participar, desde que estejam acompanhadas por suas mães ou responsáveis.
São 20 horas de duração, distribuídas em cinco encontros alternados. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Sympla, clicando aqui. Além das aulas práticas de defesa pessoal, o curso também aborda temas como primeiros socorros e legislação de proteção às mulheres.
De acordo com a GCM, não é necessário ter experiência anterior ou condicionamento físico avançado, mas é recomendado que as participantes devem usar roupas confortáveis, como calças de academia e camisetas leves, para facilitar a movimentação durante as aulas.
Algumas atividades também podem acontecer na Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, para que as alunas conheçam o espaço e saibam como acessar os serviços de apoio em casos de violência.
Segundo o diretor da GCM, James Azevedo, “as aulas são conduzidas por guardas municipais treinados e profissionais da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O objetivo é capacitar as participantes tanto na parte técnica quanto no entendimento das leis e dos canais de denúncia”.
“O curso não só ensina a se defender, mas também ajuda as mulheres a compreenderem seus direitos e os mecanismos de proteção disponíveis”, conclui Azevedo.