Um homem foi detido na manhã desta quinta-feira (22) após ser acusado de importunação sexual dentro de um vagão do metrô de Salvador, na Estação Acesso Norte. Passageiras relataram que o suspeito teria esfregado seu órgão genital ereto contra uma das vítimas, gerando revolta entre os usuários do sistema.
A situação foi rapidamente comunicada à segurança do metrô, e a CCR Metrô Bahia, empresa responsável pela operação, acionou a polícia para tratar do caso. Segundo informações da Polícia Militar, agentes da 35ª CIPM foram deslocados para atender a ocorrência. Tanto o acusado quanto a vítima foram encaminhados à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) para registro da denúncia.
Em nota oficial, a CCR Metrô Bahia repudiou qualquer forma de assédio e reforçou que, em situações como essa, os agentes de atendimento e segurança devem ser acionados imediatamente.
“A CCR Metrô Bahia repudia qualquer forma de assédio e informa que, em casos como esses, os agentes de atendimento e segurança da empresa devem ser acionados para que as devidas providências sejam tomadas. Vale ressaltar que a Concessionária oferece um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres vítimas de assédio e/ou violência: a “Sala Elas à Frente”, localizada na Estação Pirajá. O espaço conta com uma equipe especializada, composta por uma psicóloga e uma assistente social da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para oferecer suporte psicológico e social, orientando e acolhendo mulheres que necessitem de ajuda em situações de violência”, diz a nota.