Para quem vai curtir um praia neste feriadão é bom ter cuidado com o lugar de escolha, isso por que o O Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou na última sexta-feira (28), uma lista de praias impróprias para banho na capital baiana.
O Boletim de Balneabilidade do órgão apontou que 15 localidades na capital baiana, incluindo o Farol da Barra, apresentam número acima do permitido de bactérias que são encontradas apenas em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Outros critérios para a classificação podem incluir derramamento de óleo no local, extravasamento de esgoto, ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
O órgão alerta ainda que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
Além disso, não é aconselhável tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
O Inema fornece um aplicativo gratuito que informa a qualidade das praias. O ”Vai Dar Praia” está disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.
Confira a lista:
-Tubarão
-Periperi
-Penha
-Bogari
-Pedra Furada
-Roma
-Porto da Barra (junto à escada de acesso da praia)
-Santa Maria
-Farol da Barra
-Pituba
-Armação
-Boca do Rio
-Patamares
-Piatã
-Itapuã
Foto: Divulgação