As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm início nesta segunda-feira (19) e seguem abertas até as 23h59 do dia 23 de janeiro. Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, distribuídos por 136 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do país.
O Sisu é a principal porta de entrada para universidades e institutos federais e estaduais, utilizando como critério o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A chamada regular do sistema está prevista para ser divulgada no dia 29 de janeiro.
Uma das principais mudanças desta edição é a ampliação do uso das notas do Enem. A partir de 2026, o sistema passará a aceitar resultados das três últimas provas aplicadas: 2023, 2024 e 2025. Antes, apenas participantes da edição mais recente do exame podiam disputar as vagas ofertadas.
Para concorrer, é necessário ter realizado o Enem em uma das edições válidas, não ter zerado a redação e já ter concluído o ensino médio. Assim como nos anos anteriores, o Sisu terá apenas uma edição anual, com ingresso dos aprovados no primeiro ou no segundo semestre, de acordo com a organização e o calendário acadêmico de cada instituição.