Jovens com idade entre 16 e 18 anos têm até o dia 8 de maio para tirar o título eleitoral e exercer seu direito de voto nas eleições municipais deste ano. As eleições, marcadas para outubro, determinarão os representantes dos municípios nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pelos próximos quatro anos.
Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, realizada entre 18 e 22 de março, a Justiça Eleitoral promoveu a campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, visando estimular o voto dos jovens. Ações especiais foram desenvolvidas em escolas, focadas nesse público.
A participação dos jovens no processo eleitoral é enfatizada pela Justiça Eleitoral como um fortalecimento da democracia. “Ao votar, cidadãs e cidadãos podem ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado. Por isso, a eleição é tão importante!”, destaca.
Nas eleições presidenciais de 2022, a mobilização de celebridades como Anitta, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e o ator Mark Ruffalo incentivou os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022, 2.116.781 eleitores nessa faixa etária emitiram seu título de eleitor, um aumento de 51,13% em relação às eleições de 2018.
Para solicitar o primeiro título de eleitor, os jovens podem utilizar o sistema autoatendimento TítuloNet. O procedimento inclui o preenchimento de dados pessoais, anexação de fotografias para comprovação da identidade e envio de comprovante de residência. Após a solicitação, é possível acompanhar o processo pela internet e, posteriormente, emitir o título eleitoral no cartório eleitoral mais próximo.
É importante ressaltar que, após a solicitação pelo Autoatendimento Eleitoral, os jovens têm até 30 dias para fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. Após esse procedimento, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada no aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.