Adelson Carvalho conversou na manhã desta sexta-feira (25) com Débora Régis (União), prefeita eleita da cidade de Lauro de Freitas com 59,61% dos votos
Nascida no dia 29 de junho de 1982, hoje aos 42 anos, Débora Régis, carinhosamente chamada de Debinha, é filha de professora, caçula de seis irmãos, nascida e criada no bairro de Itinga na cidade de Lauro de Freitas na Bahia.
Débora Régis começou cedo na política, com 19 anos teve a sua primeira candidatura a vereadora em 2004. Em 2020, foi a vereadora mais votada com 2.803 votos dos lauro-freitenses. Em 2024, Débora Régis (União) se consagrou eleita prefeita da cidade de Lauro de Freitas com 70.691 votos, sendo 59,61% dos votos válidos.
A prefeita eleita em 2024, já participou de vários grupos culturais e sociais, além de ter atuado ativamente nos movimentos estudantis. Foi na Escola Municipal Eurides Santana, na Itinga, que começou a militar por melhorias na qualidade de ensino e estruturas das escolas públicas municipais.
A mudança de partido feita pela prefeita eleita foi uma alteração polêmica, sendo acusada pelo então presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Félix Mendonça de traição devido a sua migração.
“Eu em 2020, eu ganhei pelo Partido Liberal (PL), em 2022 eu fui para o PDT com o intuito de ser deputada federal na época. Só que meu intuito era de fato ser candidata a prefeita em 2024, o meu objetivo maior era esse. E aí, fui para o PDT a convite de José Carlos Araújo, na época, era presidente estadual do PL, e ele saiu do PL, foi logo no período em que o ex-presidente estava no partido e eu também saí do PL e fui para o PDT que ele também tinha ido para o PDT.” explica Débora Régis.
E continua, “E a minha ida para o PDT foi justamente pela relação que eu criei com o José Carlos Araújo, e Ana Paula também, a vice-prefeita. E então, depois disso, eu passei a conhecer o presidente estadual do PDT, o Félix Mendonça. Em seguida, em 2024, já naquele período de sair dos partidos, eu tinha na verdade, o intuito de toda oposição da cidade era unir todas as forças para a gente conseguir tirar uma gestão que está lá há 16 anos. E naquele momento, um dos pré-candidatos na época, que era Teobaldo Costa, pediu pra que eu fosse para o União Brasil, que é hoje o presidente do União Brasil em Lauro de Freitas.” contou Debinha.
A relação com a atual prefeita da cidade de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), sempre foi conturbada, Debinha sempre foi da oposição à gestão da atual prefeita e sempre esteve atenta aos problemas da cidade para confrontar a gestão atual. E conta sobre a sua expectativa para a transição da prefeitura da cidade.
“Eu espero que a atual prefeita entenda que o palanque político passou e pense na cidade, que de fato deixe fazer uma transição saudável para o município, porque independente da questão política partidária, independente disso, a gente precisa pensar primeiro no município e pensando no município, ela precisa entender que tem que se ter uma transição tranquila. Pois eu vou precisar de diversos documentos, eu vou precisar analisar tudo, justamente para eu me resguardar e também para ficar a par de fato do que está realmente acontecendo na cidade.” disse Débora Régis.
Assista a entrevista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: