O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na tarde desta sexta-feira (16), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Rio de Janeiro, para uma reunião prévia da assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Os dois se reuniram na sede do Ministério das Relações Exteriores, na capital fluminense, para tratar do acordo que promete criar uma das maiores áreas de comércio do mundo, que atinge aproximadamente 720 milhões de pessoas. O acordo promete trazer prosperidade entre os blocos e reduzir desigualdades.
Ursula tratou o acordo como “uma conquista de uma geração inteira”, e agradeceu ao presidente Lula por conduzir as tratativas. “Obrigada pelo seu direcionamento habilidoso durante as negociações e por entregar esse acordo histórico”, discursou a líder.
Lula disse que foram 25 anos de tentativas sucedidas de erros para implementar o acordo, e que o tratado vai além da economia, pois os dois blocos compartilham valores em comum.
O encontro acontece um dia antes da assinatura do acordo comercial entre UE e Mercosul, que será em Assunção, no Paraguai. Lula não deve participar da cerimônia de assinatura. No lugar do governante, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, representará o Brasil no evento.