O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deverá comparecer à posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei. O chanceler Mauro Vieira representará o governo brasileiro na cerimônia que está agendada para o próximo domingo, dia 10. O vice-presidente Geraldo Alckmin também não deve comparecer. A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.
O governo do Brasil considera que o convite feito pelo presidente eleito ao ex-presidente Jair Bolsonaro e as declarações do novo mandatário argentino sobre Lula foram decisivos para a decisão de enviar apenas o chanceler brasileiro para a cerimônia.
Após a visita da futura chanceler argentina, Diana Mondino, Lula foi convidado por Milei para a cerimônia de posse. O governo brasileiro prevê que os dois líderes cultivem uma relação pragmática, destacando a importância da histórica ligação entre as duas nações. Na Argentina, Vieira estará acompanhado pelo embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli.