O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (3) que não acredita nas avaliações dos especialistas do mercado financeiro que apontaram um crescimento abaixo de 1% para a economia brasileira em 2023.
Nesta segunda, os economistas mantiveram a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 em 0,9%. A informação consta do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) após ouvir mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia.
“Eu estou convencido que o país vai dar um salto de qualidade. Eu disse para o [Fernando] Haddad na semana passada que eu não concordo com as avaliações negativas de que o PIB vai crescer zero não sei das quantas, zero ponto um, de que o PIB não sei das quantas”, disse.
Na declaração feita na abertura de uma reunião com os ministros de pastas ligadas ao setor produtivo e à área institucional do governo, Lula disse que não citaria números, mas acredita que o crescimento do país será maior ao previsto pelo mercado a depender dos novos programas que estão sendo elaborados pelo governo.
“Eu acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo. Vai acontecer mais coisas no Brasil do que as pessoas estão esperando que vá acontecer. E vai depender muito, mas muito da disposição do governo”.