O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia convocou 138.828 pessoas para atuarem nas eleições municipais deste ano, até o dia 30 de agosto. Essas convocações são realizadas por meio do WhatsApp, e-mail ou carta. Porém, até o momento, 58 mil dos mesários voluntários ainda não confirmaram sua participação, o que corresponde a 41,7% do total.
De acordo com Luciana Bichara, secretária de planejamento de estratégia, inovação e eleições do TRE, apesar da quantidade de não confirmação, o órgão não está preocupado, já que esse ano o Tribunal Eleitoral tem priorizado a convocação eletrônica, onde os mesários são notificados por meios digitais e, ao acessarem a convocação, validam automaticamente a presença nas eleições.
“Mesmo que o mesário não valide, o cartório vai tentar encontrar a pessoa de todas as formas para efetuar a convocação. Então é uma questão de tempo para que esse número aumente”, afirma Luciana. Em 2022, 137.114 mesários foram convocados na Bahia, dos quais 7.535 não compareceram, representando 4,5% do total.
Os convocados têm o prazo de até cinco dias após a notificação para justificar uma eventual ausência no dia do pleito. Aqueles que faltarem sem justificativa podem ser multados em até um salário mínimo. O valor dependerá do prejuízo que a alta causou e das condições econômicas do faltoso”, explica a secretária de planejamento de estratégia, inovação e eleições do TRE.
Veja quais são as funções de cada um dos mesários nas eleições:
Presidente: É responsável por conferir credenciais, iniciar e encerrar a votação, digitar o número do título do eleitor, receber impugnações, entre outras atribuições.
Mesários: Ajudam o presidente na localização do eleitor, coleta de assinatura, entrega de comprovantes, e podem substituí-lo em sua ausência.
Secretário: Preenche a ata com ocorrências, orienta eleitores, controla o fluxo na seção, distribui senhas e cumpre outras funções designadas.