O Ministério da Saúde entregou ao território Yanomami 18 mil insumos e medicamentos para compor salas de estabilização, malas de emergência e atender emergências obstétricas. Segundo a pasta, a ação tem o objetivo de evitar a retirada de indígenas para o ambiente urbano.
Os insumos foram adquiridos pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) , dentro do Plano Emergencial de Saúde para a região. A Central de Abastecimento Farmacêutico do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami administra o estoque.
Os remédios entregues serão distribuídos de forma centralizada para os polos-base, conforme as demandas específicas de cada região. Parte do material também será destinado à Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, responsável pelo atendimento médico especializado à população indígena da área.
Entre os itens entregues, estão medicamentos contra sangramentos após traumas, dores intestinais, náuseas e vômitos, antibióticos e antieméticos.
A entrega, realizada na última semana, comtempla medicamentos não listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) , que é a lista de medicamentos instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) .