O Ministério da Saúde iniciou a análise para a fusão do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Essa proposta faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro e visa a otimização dos recursos e serviços de saúde na região. Na sexta-feira (8), um grupo de trabalho realizou a primeira reunião para avaliar o diagnóstico dessas unidades de saúde.
Nos próximos seis meses, o HFSE passará por um estudo preliminar para verificar a viabilidade de implantação de um novo hospital universitário. O projeto será desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O Ministério da Saúde informou que o processo de reestruturação inclui a movimentação voluntária dos profissionais, respeitando a escolha dos servidores para novos locais de trabalho. Ao todo, as unidades federais contam com aproximadamente 7 mil servidores efetivos e 4 mil temporários.
Atualmente, as emergências de várias unidades estão fechadas, há leitos bloqueados e um déficit de funcionários. Além do HFSE, o Hospital Federal de Bonsucesso já está em fase de reestruturação, sendo gerido pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 15 de outubro.
O Plano de Reestruturação busca melhorar a eficiência do sistema de saúde no estado, oferecendo serviços mais acessíveis e de maior qualidade para a população.