O Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito de mpox envolvendo um passageiro que chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A informação foi recebida do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo registro e controle migratório.
O passageiro foi inicialmente atendido pelo posto médico do aeroporto e, em seguida, encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guarulhos para exames. De acordo com o ministério, o paciente está em bom estado e foi isolado em um hotel da região até a conclusão dos exames, prevista para esta segunda-feira (26).
As autoridades do aeroporto implementaram medidas de desinfecção e monitoramento para outros passageiros na área de estrangeiros inadmitidos. Não há registro de que o paciente tenha visitado áreas afetadas pela cepa 1b, que gerou alerta internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana.
O Ministério da Saúde continua acompanhando o caso em colaboração com o Cievs de São Paulo, a Anvisa, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Polícia Federal e o Departamento de Migrações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.