O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15) que está negociando com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a aquisição emergencial de 25 mil doses de vacina contra a mpox, em resposta à emergência de saúde pública declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante a primeira emergência global por mpox em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina Jynneos no Brasil, apesar de o insumo não ser licenciado no país. A autorização, renovada em fevereiro deste ano, está prestes a expirar, e o Ministério da Saúde já solicitou uma nova renovação.
A vacina Jynneos, destinada a adultos com 18 anos ou mais, tem validade de até 60 meses quando armazenada entre -60°C e -40°C. Desde 2023, mais de 29 mil doses foram aplicadas no Brasil, com foco em grupos prioritários, como pessoas vivendo com HIV/aids e profissionais de laboratórios que trabalham com o Orthopoxvirus.
A negociação com a Opas visa garantir uma reserva de vacinas no Brasil, além de imunizar os grupos que ainda necessitam da proteção, diante da escassez no mercado internacional.