O ministro da cidadania, Ronaldo Bento, está em Salvador e participou do programa Sociedade Urgente desta segunda-feira (12) apresentado por Adelson Carvalho.
Durante a entrevista, o ministro destacou o Auxílio Brasil, um dos assuntos mais importantes da nossa atualidade, que é um programa social que beneficia famílias que não possuem renda.
Segundo Ronaldo Bento, o programa fomenta a atividade formal, o trabalho, o empreendedorismo e afirmou que a população brasileira e baiana quer trabalhar. Ele disse ainda que o programa social não impede a autonomia do beneficiário ou beneficiaria, destacando assim que o propósito é uma mudança de conceito.
“O programa, ele traz, uma série de políticas sociais dentro desse escopo, uma delas é o esporte, e a da vez passada, fomenta a atividade formal, fomenta o trabalho, fomenta o empreendedorismo, porque a população brasileira e baiana como um todo, ela quer trabalhar, e o Auxílio Brasil tá aí, nesse momento de recuperação social, mas sem impedir que essas pessoas consigam a sua autonomia. Então, trouxemos várias regras de emancipação, voltadas ao incremento do trabalho formal e isso apontando a porta de saída do programa de benefício social do Governo Federal. Esse é o nosso propósito, é uma mudança de conceito. O Auxílio Brasil, ele vem trazer uma assistência social voltada para a autonomia das pessoas e não mantendo essas pessoas ali impedidas de estar trabalhando, de estar empreendendo, de estar buscando uma melhoria mesmo de qualidade de vida pra si e sua família”, destacou o ministro.

Bento falou também sobre a necessidade da revisão do Auxílio Brasil e como foi detectado pelo Ministério da Cidadania a importância de realizar essa revisão do programa social, aproveitando para destacar a eficácia e eficiência do programa, que segundo ele, é um dos mais eficientes do mundo.
“A nossa preocupação é que esse dinheiro chegue nas mãos daqueles que precisam. Então, o combate é o pagamento indevido, dentre eles, a fraude é uma constante. Temos parcerias com o Tribunal de Contas da União, com a própria Polícia Federal. Temos hoje e podemos nos orgulhar disso, um dos programas mais eficientes do mundo durante o Auxílio Emergencial. Nossa taxa de eficácia, de eficiência no pagamento, superou os 97%, ou seja, 97% daqueles que receberam o Auxílio Emergencial eram as pessoas que deveriam realmente ter recebido”, completou Bento.
Assista a entrevista completa em nosso canal no YouTube
Fotos: Anderson de Almeida / Rádio Sociedade da Bahia