Moradores e pescadores da praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador, denunciam uma possível contaminação após o surgimento de manchas azuis e amarelas na água. O caso foi comunicado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (23), que apura a situação.
De acordo com relatos da comunidade, a alteração na coloração da água foi percebida nos últimos 15 dias. O líder comunitário Luiz Móia afirmou que há preocupação com os impactos do material tanto na vida marinha quanto na rotina dos moradores, especialmente dos pescadores que dependem da atividade para subsistência.
O Inema informou que técnicos e equipes de fiscalização estiveram no local na última sexta-feira (20) para averiguar as denúncias. Ainda nesta semana, novas amostras devem ser coletadas para análise, a fim de identificar a origem das manchas e avaliar possíveis riscos ambientais.