A primeira motofaixa de Salvador entrou em funcionamento na manhã desta segunda-feira (10). O novo espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco, localizando-se entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, em ambos os sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô).
Com a implantação da motofaixa, os motociclistas passam a transitar com mais segurança, sem comprometer a dinâmica do trânsito na via. Apesar da novidade, cada sentido da avenida continuará contando com quatro faixas destinadas à circulação de veículos.
Para viabilizar a instalação da faixa azul, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) determinou a redução da velocidade máxima na Avenida Bonocô para 60 km/h. No entanto, nos primeiros 30 dias, a fiscalização operará em fase educativa, permitindo que os condutores se habituem ao novo limite. Mesmo com a nova sinalização, os motociclistas devem respeitar as regras de velocidade da via.
Durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade da Bahia, o superintendente da Transalvador, Décio Martins, foi questionado sobre a possibilidade de expansão do projeto para outras áreas da cidade. Ele destacou que, para a implementação de novas faixas, é necessária autorização prévia do Senatran. “Há o nosso desejo de implementar a motofaixa na Juracy Magalhães e na ACM inicialmente, mas também nos demais corredores da cidade”, afirmou.