Impedida de estudar pelo marido na juventude, Josélia Santos da Silva, de 65 anos, voltou às salas de aula quatro décadas depois e se tornou a mais nova universitária da Bahia, no curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A aprovação ocorreu logo após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador.
Moradora da Fazenda Grande 4, Josélia precisou abandonar a escola ainda na 7ª série do Ensino Fundamental, ficando 43 anos longe da educação formal. Motivada pela filha e pelos netos, ela se matriculou em 2022 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e agora se prepara para os três anos da graduação. “Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa”, disse a costureira.
O incentivo da família foi decisivo. A filha Jovelina Santos da Silva Uzêda a ajudou a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usando a nota do Enem, e a neta Emília Santos da Conceição Silva afirmou: “Eu fiquei muito feliz com a aprovação. Ela é a minha grande inspiração para seguir meus estudos e alcançar a faculdade daqui a alguns anos”.