Neste sábado (17), Salvador receberá uma ação nacional destinada a promover a paternidade participativa. A iniciativa ocorrerá na Estação da Lapa, onde será realizada a coleta para exame de paternidade. Durante o mês de agosto, a ação será estendida a presídios, comunidades e 23 cidades.
A “Ação Cidadã Sou Pai Responsável”, lançada no salão da Defensoria Pública, está sendo promovida pelas Defensorias Públicas de São Paulo, Amazonas, Paraná e outros estados, oferecendo testes gratuitos. O exame é realizado com a coleta de uma gota de sangue dos pais e da criança. O material coletado é enviado a um laboratório, e o resultado é divulgado em aproximadamente dois meses. O registro do nome do genitor pode ser efetuado no mesmo dia em que os pais recebem a resposta do exame.
Em Salvador, o atendimento pode ser agendado pelo Disque 129 ou 0800 071 3121, pelo agendamento online no site http://agenda.defensoria.ba.def.br/, pelo aplicativo Defensoria Bahia (Android), ou diretamente na Casa de Acesso à Justiça I da Defensoria Pública, situada na Rua Arquimedes Gonçalves, número 271 – Jardim Baiano. Moradores do interior podem procurar uma das sedes da Instituição para realizar o exame.