Adelson Carvalho conversou na manhã desta segunda-feira (14) o endocrinologista Osmário Salles que falou sobre a obesidade e as novas canetas para emagrecer
A obesidade é uma doença que não tem cura e deve atingir 41% da população adulta do brasil em 2035. É o que estima o Atlas Mundial da Obesidade 2023, publicado pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation).
De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), entre os tratamentos, as canetas de semaglutida e liraglutida que já foram aprovadas no Brasil vêm ganhando espaço (os medicamentos também estão liberados para quem tem diabetes tipo 2). elas oferecem uma abordagem eficaz para ajudar esses pacientes a alcançar a perda de peso e uma melhora na qualidade de vida.
O endocrinologista alerta sobre as epidemias que o mundo vem enfrentando. “Nós estamos diante de duas grandes epidemias de doenças crônicas no mundo, quais são as duas maiores epidemias de uma doença crônica no mundo? A epidemia da obesidade e a epidemia da depressão.” disse Salles
O Dr. Osmário Salles esclarece sobre os periogos da obesidade e as doenças que essa doença pode desencadear, “Obesidade é uma doença que faz com que o corpo aproveite mais os alimentos, não existe ex-obeso e nem existe obeso sadio, ou seja, quando a pessoa entrou em obesidade ele não vai sair mais, mesmo ele estando magro, ele tem a doença obesidade. Obesidade é responsável por 50% das mortes, haja visto o diabetes, 90% dos diabéticos são tipo 2 e 90% dos diabéticos tipo 2 quem desencadeia é a obesidade.” alerta Osmário Salles.
Assista a entrevista completa na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: