O narcotraficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, que cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos, voltou a acionar a Justiça norte-americana com um novo pedido de extradição para o México. Em carta enviada ao Tribunal Federal do Distrito Leste de Nova York, no Brooklyn, o ex-chefe do Cartel de Sinaloa afirma que deseja retornar ao país de origem para responder a acusações pendentes e alega que seus direitos foram desrespeitados durante o processo judicial que o condenou.
O documento, datado de 23 de abril e recebido pela corte em 1º de maio, foi redigido em inglês, com diversos erros gramaticais, e enviado diretamente ao juiz, sem a intermediação de advogados. No texto, Guzmán pede “tratamento igual perante a lei” e sustenta que há evidências relevantes que não teriam sido consideradas no julgamento. Ele também menciona a possibilidade de um novo julgamento, caso um recurso em andamento avance, e sugere uma articulação entre autoridades mexicanas e americanas para viabilizar seu retorno ao México.
