A Neoenergia Coelba inaugurou nesta quinta-feira (6) a nova subestação Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, com um investimento de R$ 71,3 milhões. Conectada por uma rede de 45 km de extensão de linhas de transmissão em 138kV, a subestação aumentará em 26,6 MVA a oferta de energia com qualidade para 19 municípios da região.
O evento de inauguração contou com a presença do diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, e dos prefeitos de Mulungu do Morro, Edmário Boaventura, Souto Soares, André Cardoso e Iraquara, Nino Coutinho, além de autoridades estaduais.
As obras beneficiarão diretamente os municípios de Mulungu do Morro, Lençóis, Souto Soares, Iraquara, Andaraí, Nova Redenção, Canarana, Barro Alto, Cafarnaum e população de Itaberaba, Ruy Barbosa, Boa Vista do Tupim, Ibiquera, Lajedinho, Utinga, Wagner, Bonito, Palmeiras e Tanquinho de Lençóis.
Mais de 67 mil clientes da Neoenergia Coelba serão beneficiados, impactando cerca de 200 mil pessoas na região. A subestação Mulungu do Morro é 100% automatizada e controlada remotamente, garantindo maior confiabilidade no fornecimento de energia.
Além disso, a Neoenergia Coelba anunciou um investimento de R$ 5,5 bilhões nos próximos 4 anos em obras estruturantes nas mesorregiões Centro-Norte e Centro-Sul da Bahia. Serão construídas cinco novas subestações e ampliadas outras onze, além de 750 quilômetros de linhas de alta e média tensão, resultando em um incremento de 245 MVA de potência. Estima-se que serão alocadas 2850 vagas de emprego para a execução dos serviços, beneficiando o crescimento da agropecuária, turismo, setor industrial e atividades comerciais e de serviços na região.