Uma nova Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) foi cadastrada na bacia hidrográfica do Rio Itapicuru, no bioma da Caatinga, após vistoria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A área, localizada em uma fazenda de 2.500 hectares pertencente à Cia de Ferros Liga da Bahia (Ferbasa), inclui uma Reserva Legal de 731,43 hectares com vegetação diversificada, como Caatinga Arbórea, Floresta Estacional Semidecidual de Altitude e Campos Rupestres.
Em 2023, mais de 3 mil animais silvestres foram reintroduzidos em áreas rurais cadastradas. “Esses números demonstram nosso compromisso contínuo em garantir uma reintrodução segura e eficaz de espécies resgatadas. Cada soltura é cuidadosamente planejada com base nas condições ambientais de cada área”, afirmou Jeanne Florence, diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema.
As Asas são áreas cadastradas voluntariamente pelos proprietários e passam por avaliações rigorosas para determinar se oferecem as condições ideais para adaptação, alimentação e reprodução dos animais. Após cuidados nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Inema especializada na reabilitação, os animais são liberados em áreas selecionadas por biólogos.
“Essa parceria com proprietários rurais é essencial para garantir que os animais reabilitados encontrem habitats adequados para sobreviver e se reproduzir”, destacou Marianna Pinho, especialista em meio ambiente do Inema. A iniciativa reforça os esforços para a conservação da fauna local e o equilíbrio dos ecossistemas na Caatinga.