O ”Dia D” do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem, será realizado em 68 postos de Salvador, no sábado (05), das 8h às 16h. A iniciativa está prevista para ocorrer em todos os sábados deste mês, com programação a ser divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Entre os serviços oferecidos pela SMS, estarão testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), vacinação, consulta de pré-natal do parceiro, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia, encaminhamento para urologistas e exames especializados, como USG de próstata.
Além disso, serão realizadas consultas com médicos clínicos, cardiologistas, odontólogos, triagem com enfermeiros, com marcação prévia em postos de saúde, aferição de pressão arterial e glicemia.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), entre os meses de janeiro a outubro de 2021, foram registradas quase duas mil internações por causa do câncer de próstata no estado, com mortes de mais de mil pessoas. Salvador registrou 545 casos.
Onde participar do ‘Dia D’ do Novembro Azul
- USF Federação
- UBS Vila Matos
- USF Lealdina Barros
- Boca do Rio
- USF Curralinho
- USF Imbui
- USF Parque Pituacu
- USF Zulmira Barros
- Brotas USF Candeal
- USF Vale do Matatu
- USF Santa Luzia
- USF Arraial do Retiro
- USF Arenoso
- USF Sussuarana
- USF Nova Sussuarana
- USF São Gonçalo
- USF Saramandaia
- UBS Arenoso
- USF Calabetão
- USF Mata Escura.
- USF Jardim das Mangabeiras
- USF Yolanda Pires
- USF Palestina
- USF Cajazeiras XI
- Centro-histórico
- UBS pelourinho
- USF Terreiro de Jesus
- USF Joanes Leste
- UBS Ministro Alckmin
- UBS Virgilio de Carvalho
- USF Parque São Cristóvão
- USF Km 17
- USF Ceasa
- USF Mussurunga
- USF Iapi
- USF San Martin 3
- USF Santa Mônica
- 3º Centro de Saúde
- UBS Dra Cecy De Andrade
- UBS Canabrava
- USF Gal Costa
- USF Nova Brasilia
- USF João Roma Filho
- USF Sete De Abril
- USF Vale Do Cambonas
- Usf São Marcos
- São Caetano
- USF Capelinha
- USF Boa Vista do Lobato
- UBS Marechal Rondon
- USF Lagoa da Paixão
- USF Recanto da Lagoa I
- USF Recanto da Lagoa II
- Subúrbio Ferroviário
- USF Bom Jesus Dos Passos
- USF Beira Mangue
- USF Itacaranha
- USF Ilha Amarela
- UBS Sergio Arouca
- USF Alto Da Terezinha
- USF Bate Coração
- USF Colinas De Periperi
- USF Plataforma
- USF Alto Do Congo
- USF Tubarão
- USF Teotônio Vilela 2
- USF Vila Fraternidade
- USF Cocisa
- USF Fazenda Coutos 1
- USF Vista Alegre
- USF São João Do Cabrito
- USF Alto De Coutos 2
Multicentros
Ao longo do mês, serão ampliadas 300 vagas, entre consultas especializadas e exames, para acolher o público masculino. A marcação será via posto de saúde para urologista e cardiologista, além de ultrassonografias de próstata, abdômen total, aparelho urinário e de testículo.
Postos de saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.
Hospital Municipal
Com foco nos exames de imagem, o Hospital Municipal amplia as vagas de ultrassonografias da próstata (via abdominal e transretal). Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado realize a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras, cuja lista pode ser consultada no site.
Seminário
Além das iniciativas abertas para a população em geral, os profissionais de saúde da capital baiana participarão de um seminário cujo tema será “Importância da Saúde Sexual e Reprodutiva Masculina”. O encontro acontece na próxima terça-feira (8), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Cabula, das 8h30 e 17h. As vagas são limitadas, com inscrições no site.
Câncer de próstata, sintomas e prevenção
O câncer de próstata, é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer. A doença afeta principalmente idosos, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Em sua fase inicial, o câncer ocorre de forma silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata: dificuldade e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal, além de sangue na urina.
A maior prevenção contra o câncer de próstata é a detecção precoce. Ela pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos. Podem realizar o exame, tanto pacientes com sintomas da doença, quanto pessoas sem sinais da doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Foto: Jefferson Peixoto / Secom