Adelson Carvalho recebeu na manhã desta quinta-feira (7) o Urologista Marcelo Cerqueira que esclareceu as dúvidas dos Ouvintes Sociedade e alertou para a prevenção contra o câncer de próstata
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina).
A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
Uma das teorias mais compartilhadas pelas pessoas é de que a idade para buscar o urologista seria aos 40 anos, mas o Dr. Marcelo Cerqueira esclarece sobre essa informação difundida por muito tempo na sociedade.
“Baseado em estudos populacionais enormes de décadas, a recomendação de 40 anos mudou, ainda que existam relatos de pacientes jovens com diagnóstico de câncer de próstata, jovens que eu digo abaixo de 50 anos. A recomendação formal hoje, é que a partir de 50 anos todo homem visite o urologista regularmente, exceto se o paciente desconhecer seu histórico familiar completo ou se tiver histórico familiar de câncer de próstata concreto.” disse o urologista
Novembro Azul
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.
Além de ser um mês de alerta para a prevenção contra o câncer de próstata, novembro também é um mês dedicado a conscientização e luta do povo negro. O especialista cita um mito científico que perdura por muito tempo, mas que tem uma explicação mais profunda do que os dados realmente trazem
“Inclusive isso é motivo de questão científica no mundo inteiro, há um conceito muito sólido de que a raça negra têm mais câncer de próstata e doenças piores. Mas há uma vertente científica muito grande que questiona tudo isso de verdade, porque, infelizmente culturalmente, a população de raça negra é culturalmente menos assistida, ela é culturalmente uma população por vezes menos favorecida em vários lugares do mundo, daí o surgimento da doença e ela atingir essa população dessa forma pior.” esclarece Dr. Marcelo Cerqueira.