O apresentador Adelson Carvalho conversou na manhã desta terça-feira (8) no Sociedade Urgente com o presidente da CONDER, José Trindade que falou das obras realizadas por todo o estado, formado em engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Trindade também já foi vereador de Salvador
A Conder é responsável pela implementação de políticas públicas do governo do estado, com a execução de projetos e obras nas áreas de mobilidade urbana, habitação, qualificação urbanística e edificações de prédios públicos.
Com atuação em todos os territórios de identidade da bahia, por meio de convênios celebrados com os municípios ou, diretamente, através de intervenções físicas e sociais, a conder promove a melhoria da qualidade de vida, levando desenvolvimento com a requalificação do ambiente urbano e potencializando a geração de emprego e renda.
Quando provocado sobre as empresas que vencem as licitações das obras, José Trindade trouxe o seu ponto vista. “A empresa pode ser do Amazonas ao Rio Grande do Sul, a empresa muitas vezes tem a boa vontade de fazer a obra mas não tem a capacidade financeira e nem a capacidade operacional técnica de tocar a obra. Você fazer uma obra de drenagem tem as características peculiares de drenagem, estamos fazendo em Salvador uma grande obra de macrodrenagem na região da cidade baixa, que está tocando num ritmo muito bom, é uma obra de 30 meses, que temos a previsão em 2026 estar concluída.”, citou José Trindade.
E continua, “É uma obra complexa, e graças a Deus que a empresa que venceu o processo licitatório, é uma empresa que tem competência, expertise, ou seja, conhecimento para fazer aquela obra específica de macrodrenagem. Tem gente que sabe construir prédio, tem gente que sabe fazer obras de macrodrenagem, tem empresa que sabe fazer pavimentação, então, cada um tem que trabalhar no seu quadrado e muitas vezes a empresa quer fazer tudo e não faz bem feito nada.”, dispara Trindade.