Uma operação realizada pela equipe da Fiscalização Preventiva (FPI) do São Francisco apreendeu 65 aves silvestres em Caetité, município localizado no sudoeste da Bahia. Entre as espécies resgatadas, muitas ameaçadas de extinção, havia 14 azulões, 11 trinca-ferro e 7 periquitos da caatinga. A operação aconteceu nesta terça-feira (15).
Além das condições das condições inadequadas de cativeiro, como gaiolas pequenas e ambientes insalubres, muitos animais resgatados sofrem maus-tratos, especialmente aqueles capturados para o comércio ilegal.
Os animais resgatados foram levados para triagem em Guanambi, sede da FPI na região. No local, os animais passam por exames para determinar se estão aptos a serem devolvidos à natureza. A ação em Caetité foi conduzida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e com a ONG Animallia.
Segundo a FPI, a operação faz parte de um esforço contínuo para preservar a biodiversidade e intensificar a fiscalização de criadores amadores de aves.