Uma operação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP) cumpriu, nesta quarta-feira (18), cinco mandados de busca e apreensão em Jequié, no sudoeste do estado. A ação teve como alvo quatro policiais militares lotados no 19º Batalhão da PM, investigados por envolvimento em homicídios registrados no município.
Batizada de Operação Exposed, a ofensiva é resultado de uma atuação integrada entre os grupos Geosp e Gaeco, do MPBA, e a Força Correcional Especial Integrada (Force), vinculada à Corregedoria Geral da SSP, além da Corregedoria da Polícia Militar. O objetivo é aprofundar a apuração sobre a atuação dos agentes em ocorrências com mortes classificadas, inicialmente, como confrontos armados.
Durante o cumprimento dos mandados, equipes realizaram buscas nas residências dos investigados e também nas dependências do 19º BPM de Jequié. Foram apreendidos aparelhos celulares, armas de fogo e munições, materiais que agora serão analisados para subsidiar as investigações. O foco do inquérito são as mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e Kailan Oliveira de Jesus, ocorridas em maio de 2023.
As apurações tiveram avanço a partir da análise de provas coletadas na operação “Choque de Ordem”, deflagrada em dezembro de 2024, que resultou na prisão de três policiais militares já pronunciados para julgamento pelo Tribunal do Júri pelo homicídio de Kailan de Jesus. Segundo o MPBA, novos elementos indicam a participação direta dos quatro PMs agora investigados, com indícios de atuação em grupo estruturado, uso de rede social para planejamento de execuções, desvio de armas e veículos e divisão de vantagens financeiras. As mortes de Daniel Silva e Vinicius Azevedo, de acordo com a investigação, teriam ocorrido dentro do mesmo contexto de ações previamente articuladas.