Ao longo da última semana, a Operação Rede Legal, conduzida pela Neoenergia Coelba, removeu 15,6 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet em seis cidades da Bahia.A ação tem como objetivo identificar a fiação instalada de forma irregular nos postes da distribuidora em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Ilhéus e Barreiras.
Contando com a participação de mais de 50 profissionais, foram inspecionados 822 postes entre os dias 9 e 13 de dezembro. Segundo a Neoenergia Coelba, ao longo das inspeções, mais de mil caixas de telefonia e internet, instaladas irregularmente, foram removidas. Esses equipamentos são apontados como principais causadores de incêndios na fiação.
Outro foco da operação foi promover a regularização de empresas que utilizam os postes sem autorização. Durante a semana, 148 atendimentos foram realizados com representantes dessas empresas, resultando na formalização de 93 termos de cadastro.
A Neoenergia Coelba estima que 91% das empresas homologadas pela Anatel para atuar na Bahia estão irregulares, descumprindo critérios técnicos e de segurança, o que impacta negativamente a população.
Nesta semana, a operação segue com ações previstas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro.