Silvana Oliveira recebeu no Conexão Sociedade desta quinta-feira (21), Mirtes Santa Rosa, que é empreendedora, sócia diretora da Umbu Comunicação
Empreender na comunicação social e democrática é apresentado como uma tarefa desafiadora. Apesar das dificuldades, Mirtes Santa Rosa acreditou na sua capacidade de resolver problemas e encontrar saídas lucrativas para o negócio, mesmo diante das barreiras do mercado.
Durante a pandemia, a ideia de criar um podcast se consolidou. Com a ajuda de parceiras como Camilla França e Val Benvindo, a empreendedora transformou sua intuição em ação, criando um produto de comunicação inovador. A aceitação positiva do público reforçou a sensação de que valeu a pena acreditar em sua ideia e seguir em frente.
“Eu já pensava em fazer o podcast porque eu consumia podcast, aí eu percebi que eu tinha uma oportunidade em Salvador. Só que eu não sabia muito bem se eu seria compreendida ou se eu tinha que ser a apresentadora, então, eu tinha muitas inseguranças.” relata a empresária.
A sócia diretora da Umbu Comunicação, Mirtes relata as reações das pessoas ao vê-la nas reuniões, por ser uma mulher negra em uma posição de poder, isso acaba surpreendendo ou chocando algumas pessoas, mas a sua postura demonstra o porque ela alcançou os espaços aos quais antes ela não se via participando.
“Muitas vezes eu vou para a reunião, e eu percebo o assombro das pessoas quando percebem que eu sou eu, sabe?! E isso antes, eu olhava e pensava que isso é louco, a pessoa nunca acha que vai ser eu, uma mulher negra que vai entrar, com argolas de búzios e cheias de coisas, porque a forma que eu sempre tive de me comunicar, de me expressar.” relembra Mirtes.
Sobre Mirtes Santa Rosa
Publicitária formada pela Ucsal com especialização em comunicação e gerenciamento de marcas pela Facom – UFBA.
Atua como coordenadora de publicidade e propaganda na gestão pública desde 2015.
Foi a produtora executiva do projeto Revista Laroyê, da campanha de financiamento coletivo Sou Ilê o ano inteiro e na live Ilê Vivo do Bloco Afro Ilê Aiyê, atuou como coordenadora de comunicação para a campanha de financiamento coletivo do livro reflexões-escritas de Mãe Valnizia Bianch, além de atuar e se umas das idealizadoras do Umbu Podcast e mãe de duas crianças negras.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: