O Conexão Sociedade desta segunda-feira(23) trouxe a psicóloga Aline Santana que abordou as dificuldades, dicas e situações das relações familiares
Silvana Oliveira recebeu a psicóloga Aline Santana no Conexão Sociedade desta segunda-feira(23) para comentar sobre as relações entre pais e filhos. Aline Santana é psicóloga fundadora do Instituto Mundo da Adoção, psicoterapeuta em adoção e psicóloga infantojuvenil.
O relacionamento entre pais e filhos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento emocional e social das crianças, afinal, um ambiente familiar seguro e afetuoso permite que os pequenos criem confiança, empatia e habilidades de comunicação.
A psicóloga falou sobre a construção de uma relação de confiança com os pequenos, “É tão importante essa relação que a gente constrói com eles, como pais, para que essa criança entenda o que é um bom tratamento, o que é uma abertura para falar sobre as coisas que acontecem, se ela tem voz nessa casa, então, as pessoas às vezes confundem que dar voz às crianças é dar permissividade, não é, é ouvir o que ela tem a dizer sobre ela, sobre o ambiente, sobre o lugar que ela vive, para que a gente possa ter essa abertura para o diálogo.” afirma Aline Santana.
A adolescência é sempre um momento conturbado na criação, e a psicóloga dá dicas de como lidar nessa fase. “A gente precisa entender primeiro, que quando chega a adolescência, nós saímos do centro, e a adolescência também é um período confuso para os pais, ao mesmo tempo você lida com a mudança do filho e você lida com a mudança de ter uma voz que é válida para todo sempre para aquele filho.” disse Aline Santana.
Assista a entrevista completa no canal da Rádio Sociedade da Bahia: