O candidato Heldinho Macedo, pertencente ao grupo do prefeito Luciano Pinheiro (PDT), disparou na liderança e abriu 37 pontos de vantagem na disputa eleitoral, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) pelo instituto Paraná Pesquisas.
Quando são apresentadas as opções de candidatos, Heldinho aparece com 62,8% das intenções de voto. Em seguida está Rubenilson Campos (PSDB) com 25,8%. Outros 6% disseram que votariam branco, nulo ou em nenhum deles e 5,3% não souberam ou não responderam.
Já na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os candidatos, Heldinho apresentou 45,0% das inteções de voto, seguido de Rubenilson com 19,2%. Outros 27% não souberam responder. Brancos e Nulos somam 8,3%.
Levando em consideração as intenções de votos válidos, Heldinho chega a 70,9%, o candidato do PDT também lidera com folga no cenário espontâneo, com 45% das intenções de voto, contra 19,2% do adversário. Rubenilson representa 29,1% das intenções válidas.
No cenário de rejeição, Rubenilson lidera. Metade dos entrevistados informou que não votaria no candidato do PSDB. Quanto a Heldinho, o candidato aparece com rejeição de 20,3%.
A avaliação da atual gestão do prefeito Luciano Pinheiro mostra aprovação de 78,5% da população enquanto 17,5%, desaprova. O prefeito está em seu segundo mandato com elevada aprovação.
Quanto a classificação da aprovação, do total, 66,8% dos entrevistados consideram a gestão de Luciano Pinheiro boa ou ótima, enquanto 21,7% classificam a administração municipal como regular. Outros 9,7% classificaram como ruim ou péssima.
A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro e tem margem de erro de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BA-01529/2024.