Gestores municipais na Bahia têm apenas mais cinco dias para responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, aproximadamente 2.301 UBSs no estado ainda não completaram o questionário, enquanto outras 627 unidades precisam finalizar o levantamento. O prazo para envio das respostas é até o próximo dia 31 de julho.
Os responsáveis pelas UBSs devem acessar o sistema e-Gestor para preencher o questionário, que deve ser completado por um respondente de cada unidade, com a colaboração de sua equipe.
O censo das UBSs é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conass, Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. O objetivo é entender as necessidades dos profissionais e usuários das aproximadamente 50 mil UBSs em todo o país. O levantamento busca identificar as prioridades para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo insumos, infraestrutura, equipamentos e oferta de serviços.
“O censo visa identificar gargalos e insuficiências no acesso aos serviços de saúde, garantindo a qualidade e as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Também busca realizar um diagnóstico da infraestrutura, promover a cultura de avaliação e gerar dados para fundamentar a alocação de recursos,” afirmou Jérzey Timóteo, secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps).