Em entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez uma avaliação sobre os dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Polícia Federal e Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) sobre a alta temporada de verão. De acordo com os números, o período gerou um impacto significativo na economia do estado, injetando R$ 23,7 bilhões.
Bruno Reis destacou que Salvador foi a grande responsável por esses resultados históricos. “Os números estão aí, o que o Ministério do Turismo divulga, mas sem sombra de dúvida, e não é querendo puxar sardinha para o nosso lado, a maioria desses turistas, praticamente quase a totalidade, estão e vieram para Salvador,” afirmou o prefeito.
Ele também ressaltou que a cidade teve o maior verão e carnaval de todos os tempos. “O carnaval, na verdade, coroa todo o verão. Foram três meses de muitas ações e atividades, com a cidade lotada. Nunca tantos artistas participaram de eventos como este ano. Isso é reflexo do que vive a cidade,” completou.
Reis enfatizou o impacto positivo nos negócios e na geração de renda local. “Os números de turistas que recebemos fizeram com que hotéis ficassem lotados, bares e restaurantes também. Da cubana que vende sorvete à baiana do acarajé, a vendedora de água de coco, todo mundo ganhou seu dinheirinho, pode complementar a sua renda. Milhares de pessoas trabalharam em empregos temporários que surgem nesse período. Sem sombra de dúvida, isso amplia a arrecadação da prefeitura” destacou.
O prefeito também fez uma comparação dos investimentos na cidade ao longo dos anos. “No primeiro mandato de ACM Neto, a média de investimentos foi de mais de 300 milhões de reais. No segundo, essa média subiu para 500 milhões. Nos meus primeiros anos de gestão, essa média foi de mais de um bilhão de reais em investimentos nos quatro primeiros anos,” afirmou Bruno Reis, reforçando a importância do crescimento contínuo da cidade.
Em termos de números específicos, a alta temporada de verão foi marcada pela expressiva ocupação hoteleira. Em fevereiro, Salvador alcançou uma taxa de 68,7% de ocupação, com destaque para a participação de turistas internacionais. Durante o Carnaval, a ocupação média foi de 95%, com picos de 100% tanto na capital quanto em destinos turísticos como Itacaré, Porto Seguro e Lençóis.