Entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (17), três voos internacionais destinados a Salvador foram desviados devido a um problema na pista do aeroporto. A instabilidade na iluminação da pista principal afetou todos os voos internacionais programados para pousar no período.
Os voos impactados foram o TP29, proveniente de Lisboa, que foi desviado para Recife; o AD4429, da Azul, que também retornou para a capital pernambucana; e o AR1220, da Aerolíneas Argentinas, vindo de Buenos Aires, que pousou no Rio de Janeiro.
Em nota, o Salvador Bahia Airport informou que a instabilidade na iluminação da pista principal foi detectada na noite de terça-feira e impactou alguns voos. O problema foi solucionado no início da madrugada e a pista principal voltou a operar normalmente.
Os voos nacionais, como o G31930 da Gol vindo de Brasília, pousaram na pista secundária, geralmente utilizada por aeronaves de menor porte, como jatos executivos. Essa pista auxiliar, no entanto, não possui estrutura para receber aeronaves de grande porte, como o A330-900 da TAP, usado em voos transatlânticos.
O voo TP29, que desviou para Recife na madrugada de terça-feira, pousou em Salvador por volta das 16h de quarta-feira. Entretanto, o TP29 programado para sair de Lisboa na quarta-feira (17) foi cancelado. O voo UX83 da Air Europa, que conecta Madrid e Salvador, decolou normalmente e tem pouso esperado para às 19h desta quarta-feira.