O Sociedade Urgente desta quarta-feira (31) entrevistou a psicóloga infanto-juvenil e orientadora parental Nariana Nery, que ressaltou a importância de cuidar das crianças e identificar possíveis sinais de que elas podem estar passando por uma situação de abuso.
Segundo os dados divulgados pelo anuário de segurança pública deste ano, em 2023 o Brasil registrou 64.237 casos de estupro de vulneráveis, um aumento de 7,5% em comparação com o período de 2022, quando foram contabilizadas 59.761 ocorrências deste tipo.
“É preciso chamar a atenção hoje, dentro das nossas perspectivas atuais, que os principais casos de abuso estão inseridos dentro do contexto familiar. 86% dos casos de abuso contra crianças acontecem no ambiente familiar, cometidos por pessoas de confiança dos pais e das mães, e isso quando não ocorre com os próprios cuidadores principais,” alertou Nariana Nery.
A psicóloga ainda completou que é necessário discutirmos o tema para evitar que mais crianças passem por situações de abuso dentro e fora de casa.
“O botão do pânico funciona, assim como o Disque 100, que hoje é a principal ferramenta de denúncia. É importante ressaltar que não precisamos ter certeza dos casos de abuso para discar o número; basta desconfiar para que possamos realizar a ligação e os casos serem investigados por meio de avaliação,” afirmou a orientadora parental.
Ainda durante a entrevista, Nariana Nery orientou sobre alguns sinais de que a criança pode estar passando por alguma situação de abuso físico ou mental. Entre eles estão o surgimento de lesões nas partes íntimas, mudanças comportamentais repentinas, como tristeza intensa ou perda de interesse por atividades que naturalmente a criança teria interesse anteriormente, além da diminuição do rendimento escolar ou agressividade intensa.
A entrevista completa com a psicóloga infanto-juvenil e orientadora parental Nariana Nery está disponível no canal do YouTube da Rádio Sociedade da Bahia.