A Prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, pretende dificultar a vida de quem costuma descartar lixo ou entulho em áreas públicas. Em declaração feita na quarta-feira (14), o secretário municipal da Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, afirmou que há um planejamento para a criação de uma agenda de atividades para inibir a infração nas ruas da cidade.
“Não se justifica uma ação dessa por parte da população, quando temos uma coleta regular de lixo em toda a cidade, com horários definidos, inclusive.”, afirmou o secretário, que acrescentou ainda que a agenda será feita em parceria com o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), da Guarda Civil Municipal.
Além do descarte irregular de lixo em áreas públicas, outro problema que é constantemente debatido pela administração envolve a violência contra os animais. Em relação ao tema, Mattos declarou que a administração municipal dará o suporte necessário para preservar a integridade dos animais.
Além disso, aqueles que abandonam ou maltratam cães e gatos e proprietários que deixam seus animais de grande porte soltos nas ruas de Itabuna poderão ter de enfrentar as consequências do endurecimento da fiscalização, também prevista na agenda de atividades.