Adelson Carvalho recebeu na manhã desta quarta-feira (27) no Sociedade Urgente, o Major Moisés Travessa que falou sobre como o sistema de reconhecimento facial vem ajudando a segurança pública na Bahia
A tecnologia da Secretaria de Segurança Pública (SSP) encontrou 824 pessoas com mandados de prisão em 2024. No total, desde a sua implantação em 2019, a tecnologia ajudou na prisão de 2.077 foragidos da justiça.
“O sistema foi implantado em 2018, final de 2018, e a primeira prisão foi no carnaval de 2019. Ele estava fantasiado, inclusive na época, de Muquiranas, era uma pessoa que tinha um mandado de prisão por homicídio, foi a primeira prisão de reconhecimento facial que ocorreu.” explica o Major.
Atualmente, as câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e residências ajudam muito nas investigações de crimes nas localidades em que os incidentes ocorrem e o cidadão pode ajudar a segurança pública com as suas imagens.
O Major Moisés Travessa dá uma dica às pessoas que possuem uma câmera na sua casa ou estabelecimento voltadas para o espaço público, que podem compartilhar as imagens com a Secretaria de Segurança Pública, este é um projeto da secretaria chamado de Câmera Interativa que é gerido pela Superintendência de Gestão Tecnológica.
As pessoas vêem as câmeras de reconhecimento facial em diversos pontos da cidade e também em eventos públicos de grande aglomeração, mas não sabem bem como ocorrem os trâmites do reconhecimento até a abordagem ao indivíduo identificado pelo sistema.
“Todo mundo que está passando ali o rosto está sendo capturado, o que acontece?! Quando você passa lá, esse rosto que passou está no nosso banco, esse rosto que passou tem um mandado de prisão em aberto, tá lá no banco nacional de mandados de prisão.” detalha Travessa.
“Acontecendo essa tríade, gera um alarme na tela do nosso videomonitoramento lá no SICOM e a partir disso, são direcionadas as informações para a guarnição mais próxima do local do reconhecimento.” completa.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: