Durante a ‘Temporada Brasileira de Cruzeiros’, entre outubro de 2023 e maio de 2024, a polícia registrou uma diminuição de 56% nos roubos no Centro Histórico de Salvador. Ações de orientação investigativa e um patrulhamento ostensivo foram determinantes para assegurar a segurança dos residentes locais e dos visitantes.
Em termos absolutos, houve uma redução de 84 casos de roubo, passando de 150, em 2023, para 66 neste ano.
“Este foi um dos nossos principais desafios. Unimos esforços para garantir essa redução”, destacou a delegada Camila Albuquerque, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) de Salvador.
Albuquerque enfatizou que, pela primeira vez na história da unidade, a atuação da Deltur recebeu 350 mil turistas que desembarcaram dos navios no Porto de Salvador. O reforço incluiu 10 novos policiais bilíngues, que forneceram orientações aos turistas em inglês, espanhol, francês e alemão.
Mais de 100 policiais militares dos Batalhões de Policiamento Turístico (BPTur), de Policiamento de Emprego Operacional (BPEO) e 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), além da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Comércio), intensificaram o trabalho de patrulhamento.
Segundo o comandante do BPTur, tenente-coronel Taylon Cavalcante, no período, mais de 2.500 pessoas e 553 veículos de duas e quatro rodas foram abordados. Também foram realizados 400 acompanhamentos de grupos nos pontos turísticos.
“Foi a maior temporada de todos os tempos. Não registramos nenhuma ocorrência de morte violenta e, em diversas ações, conseguimos recuperar pertences das vítimas”, declarou o oficial.