O candidato à Prefeitura de Salvador, pelo partido PCB, Giovani Damico, sinaliza que atualmente a escola possui diversos pontos de preocupação, “tem muitos aspectos a ser mexidos” e apresenta a ideia de redução de quantidade de alunos em sala de aula e o trabalho na valorização profissional dos professores.
“Hoje a nossa escola ela tem algumas situações que nos trazem bastante preocupação e que a gente consegue começar a mexer nelas também com uma certa celeridade”, diz Damico, que completa “existem diversos motivos para o abandono, você tem a desmotivação, você tem a necessidade precoce de ter que ter uma atividade remunerada”.
O candidato reforça que as questões econômicas pesam bastante para os jovens e propõe uma bolsa de permanência buscando suprir fatores financeiros de evasão. Além disso, Giovani menciona o resgate de disciplinas e componentes curriculares como artes e educação física com oferta universal e carga horária maior.
Quanto aos professores, Damico diz que o “professor as vezes não consegue sequer tá dando conta de apartar pequenos conflitos que estão surgindo em uma sala de aula. Aí você com uma sala de aula hiperlotada fica tudo muito difícil”, diz Damico. O candidato do PCB expõe a necessidade de “integração da escola com as redes de CREAS, com as redes de CRAS, com postos de saúde, porque a gente tem uma demanda, por exemplo, de atenção em saúde mental, que as vezes acaba sendo jogada para a escola, mas a escola não tem infraestrutura para dá conta dela”.
Acompanhe a sabatina na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: https://www.youtube.com/live/tX-S6iGX3rg?si=S-8SFvbeCUGgsoDl