A Rádio Sociedade da Bahia realizou na manhã desta segunda-feira (24) a primeira edição da Sabatina Sociedade, para o segundo turno das eleições 2022. O candidato Jerônimo Rodrigues (PT), foi o primeiro a participar, e um dos assuntos abordados foi a segurança pública no estado da Bahia.
De acordo com o candidato, a segurança pública é um tema importante e sério, que atinge todo o país. Jerônimo afirmou que nunca irá tirar de sua responsabilidade o seu lugar de governador que assumirá com toda ação e firmeza para que a população tenha um estado tranquilo e de paz.
“Eu tenho dito em todos os debates, nas entrevistas, que esse tema é um tema importante, é um tema sério e é um tema que atinge literalmente todo o país. Eu nunca tirei da responsabilidade o meu lugar de governador, que assumirei com toda ação, toda firmeza, para que a gente possa ter um estado tranquilo, um estado de paz”, disse o candidato.
Ele destacou ainda três pilares que envolve a segurança pública dentro de suas propostas, abordando desde recursos humanos, para que os profissionais sejam mais valorizados, até a formação profissional, o salário, as condições de equipamentos e o investimento em tecnologia.
“Mais acima de tudo, que as propostas do meu programa de governo estabelecem pelo menos três frentes. Uma frente é com o pessoal, recursos humanos. Um profissional da segurança pública precisa cada vez mais ser enxergado como ser humano, ser valorizado, desde a responsabilidade de concurso, para que ninguém o ameace ou ponha em xeque o seu lugar, a formação profissional permanente, constante. A todo o tempo a gente vê o crime organizado ter criatividades e isso, se o setor de segurança pública não se atualizar, fica pra trás, e por conta disso, perde contra o crime. Então a atualização, a formação profissional, salários, as condições de equipamentos de trabalho. E outra frente é justamente um grande arranjo do estado com prefeituras, com a sociedade civil organizada, inclusive com o setor de direitos humanos, para que a gente possa garantir que a inteligência seja cada vez mais, uma posição antecipada contra o crime, para que a gente possa fazer ações preventivas e não só ações que a gente apenas corra atrás do prejuízo. E uma outra é o investimento em tecnologia. Tenho dito isto, quando se fala em equipamentos, nós falamos em equipamentos sofisticados, que dê garantia naturalmente ao profissional bem informado, naturalmente com recursos e apoio da tecnologia. Agora eu não posso deixar de dizer que a segurança pública não é um tema isolado de um estado, a cada tempo a gente ouve e vê o crime organizado se mobilizar, de estado para estado, chegando em alguns estados, na ponta, com o aumento de crime e é preciso que a gente possa ter uma relação forte com o governo federal”, destacou Jerônimo Rodrigues.
Foto: Anderson de Almeida / Rádio Sociedade da Bahia