Salvador tem mais de dez praias impróprias para banho neste final de semana, segundo boletim divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). No total, doze áreas da faixa de praia por Salvador estão com altas densidades de bactérias fecais.
A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli, uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, em cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
Em Salvador, estão impróprias: Tubarão, Penha, Bomfim, Pedra Furada, Roma, Canta Galo, Rio Vermelho, Buracão, Pituba, Boca do Rio, Piatã, e a Lagoa do Abaeté. Na Baía de Todos os Santos, deve-se evitar Madre de Deus (em frente à Câmara Municipal); Bom Jesus dos Pobres (em frente à barraca de praia Joia Rara); Cabaçu (em frente às barracas da Rua do Porto; Pedras Altas (em frente às barracas de praia) e Gameleira (em frente à Cruz da Gameleira).