O 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2024, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento reunirá mais de 60 produtores de queijos de diversas regiões do estado
Silvana Oliveira conversou no Conexão Sociedade desta quarta-feira(18) o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) Jeandro Ribeiro que falou sobre o evento que ocorrerá pela primeira vez na Bahia e traz diversidade sobre o consumo e produção de queijos artesanais no estado.
O Festival apresentará uma ampla variedade de queijos tradicionais e autorais, feitos com receitas únicas que refletem a diversidade dos biomas baianos, como mata atlântica, agreste, caatinga e cerrado. O evento destacará queijos como coalho, requeijão e queijo de cabra, além de inovações criadas por produtores locais.
O diretor comenta sobre a produção artesanal e agricultura familiar, “Existe uma legislação sanitária que esses queijeiros e queijeiras respeitam, o que a gente tem sempre a premissa básica que a produção artesanal e a produção da agricultura familiar, tem um conceito muito próprio dela, que ele produz primeiro para o autoconsumo, imagine o produtor artesanal que não respeita as questões sanitárias ideias para o próprio consumo.” disse Jeandro Ribeiro.
E dá uma prévia do que vem por aí neste festival, “A gente vai ter esse encontro perfeito entre queijos e vinhos nesse festival. Teremos o modo de preparo, como fazer aquele queijo, aquele requeijão, aquela manteiga de garrafa. Teremos palestras sobre os tipos de queijos, como harmonizar queijos com vinhos, com o café da agricultura familiar.” concluiu Ribeiro.