No mês de campanha nacional para doação de órgãos, o Conexão Sociedade recebe nesta segunda-feira(2) o Hepatologista Dr. Paulo Lisboa Bittencourt para comentar sobre a doação de órgãos no Brasil
O Setembro Verde é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos no Brasil. O mês foi escolhido para enfatizar a importância da doação de órgãos, sensibilizar a população, aumentar o número de doadores, e, assim, reduzir a fila de espera para transplantes.
Para abordar este tema delicado, Silvana Oliveira convidou para o Viva Bem do Conexão Sociedade o Hepatologista Dr. Paulo Lisboa Bittencourt, com experiência na área de medicina, com ênfase em gastroenterologia, endoscopia digestiva, hepatologia e transplante de fígado.
O Hospital Português se une à campanha Setembro Verde, uma iniciativa crucial para aumentar a conscientização sobre a doação de órgãos e seus impactos na vida dos pacientes.
Um dos desafios enfrentados é a falta de informação das pessoas referente aos processos de doação de órgãos, o que acaba contribuindo para uma baixa adesão, como cita o Dr. Paulo Lisboa, “Há muito pouca informação sobre o assunto, nós fizemos a cerca de 2 anos, uma pesquisa nacional com o instituto Datafolha sobre o que o brasileiro pensa, sobre isso. Nós vimos que cerca de 70% dos brasileiros aceitam doar os seus órgãos post mortem, mas menos da metade informava a sua família, então, vocês vão ver que muitas famílias no momento de dor, sem saber o desejo daquele ente querido que está partindo, ela acaba recusando.” levantou o Hepatologista.
Essa desinformação ocasiona ao não aviso do indivíduo que tem o desejo de ser um doador para a sua família, o Dr. Paulo Lisboa também esclareceu sobre este ponto: “Não existia até pouco tempo atrás, hoje em dia existe uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, da Associação Cartorial do Brasil e do Ministério da Saúde, que é uma autorização eletrônica para a doação de órgãos, o indivíduo que queira doar ele pode se cadastrar, é online, acessível até por QR Code, está no site www.aedo.org.br e isso é possível de ser feito.” afirmou Dr. Paulo Lisboa.
Pacientes transplantados muitas vezes retornam a uma vida normal, melhorando significativamente a sua qualidade de vida, “Não sei se todos sabem, mas um doador, pode transformar a vida de 8 pessoas, são mais de 8 órgãos.” concluiu o médico.
Assista a entrevista na íntegra no canal Rádio Sociedade da Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=Bj875z_88-Y
Avise a sua família, seja um doador.